-
A 'CASA DA LAGARIÇA' sempre atenta aos talentos da nossa região vai proporcionar a quem visitar a exposição de escultura de Luís Pinheiro no Museu do Canteiro o prazer de poder apreciar igualmente alguns artigos em Burel que adquiriu para a sua loja, criados pelo estilista Miguel Gigante .
Ultimamente, este artista tem vindo a ser divulgado incessantemente nos diversos meios de comunicação, não só devido ao seu talento deveras conhecido, como também pela sua notável intenção de renovar o uso do burel.
-
-
Poderá adquirir algumas peças de Miguel Gigante aqui mesmo, no Museu do Canteiro. Ora veja alguns exemplos:
-
(imagens cedidas gentilmente pelo próprio Miguel Gigante a partir do seu blog http://atelierdeburel.blogspot.com)
-
'Carteiras de senhora, capas, outros agasalhos e até painéis de parede e candeeiros são algumas das peças contemporâneas com que o estilista Miguel Gigante está a renovar o uso do burel, um tecido artesanal feito de lã e habitualmente usado por pastores.
O autor espera dinamizar o mercado de ofertas e recordações relacionadas com a Serra da Estrela, onde considera que «está quase tudo pode fazer», refere à agência Lusa.
.
Três produtores do vale de Manteigas fornecem o pano com origem nas ovelhas que por ali pastam. Depois de urdida e tecida, a lã é escaldada e pisada, para ficar mais dura e apertada, e assim nasce o burel, que suporta a chuva e o frio.
.
.
«Por tradição, é o tecido com que se fazem os capotes dos pastores», descreve Miguel Gigante, cujo contacto com os usos e costumes da Serra da Estrela o levou ao encontro da matéria-prima com uma resistência invulgar, «mas com uma textura e visual atractivos».
.
«A ideia é usar este material tradicional, mas renová-lo, com a vantagem de que tem um processo produtivo mais amigo do ambiente», destaca como outro atractivo.'
«A ideia é usar este material tradicional, mas renová-lo, com a vantagem de que tem um processo produtivo mais amigo do ambiente», destaca como outro atractivo.'
-
1 comentário:
Conheço uma família Lagariça que descende de portugueses,com
certeza parentes de vocês.O patriarca é o português
Evaristo Pinto Lagariça.Abraço da terrinha Brasil.Claudia
Enviar um comentário