19/01/2009

Exposição de Escultura de Luís Pinheiro

-
A ''CASA DA LAGARIÇA' tem o privilégio de poder participar nesta exposição com as peças que já adquiriu deste escultor habilíssimo. Visite no Museu do Canteiro a homenagem que Luís Pinheiro faz ao pastor e ao seu rebanho por meio da estilização de animais e aspectos da natureza laboriosamente esculpidos em pedra, madeira e ferro.
-






+info
'GUARDADOR DE REBANHOS'
22'Janeiro a 2'Março
Museu Canteiro ~ Alcains

-
"O Guardador de Rebanhos", da autoria de Luís Pinheiro, é o título da exposição que o Museu do Canteiro inaugura no dia 22 de Janeiro, para assinalar o seu 4º aniversário de existência. Um concerto de música com a soprano Luísa Brandão dará início a esta exposição.
.
Esculturas em pedra, madeira e ferro retratam animais e aspectos da natureza, segundo o olhar do autor. Na exposição "O Guardador de Rebanhos" é feita uma homenagem ao pastor e ao seu rebanho. Os trabalhos integram a denominada Land Art, uma corrente artística que faz do elemento natural a sua matéria-prima, dando a partir daí largas à imaginação.
.
Luís Pinheiro já foi director comercial, mas agora trabalha a tempo inteiro como artesão. O trabalho da pedra e do ferro são hoje o seu ganha-pão. Razões sentimentais trouxeram-no de Inglaterra para Medas, Gondomar. Aí vive junto ao rio Douro, menos aos fins-de-semana. Foi em Medas que se encontrou com a natureza, que sentiu que a pedra fala, já tem expressão. “A vida tinha-me corrido mal e comecei a partir pedra”. E foi como se essa ligação rude com a pedra lhe desvendasse outro caminho, uma nova maneira de encarar a vida e o trabalho.
.
Começou a expor em 2004, no Bar Twiggy, no Porto. Vendeu todos os trabalhos. Sentiu que os seus objectos eram bem aceites pelo público. E prosseguiu nessa carreira. Hoje os artigos que expõe e vende são diferentes dos primeiros. Tem evoluído, experimentado, enfim, tem encontrado novas formas de expressar a sua criatividade. “Quando vejo trabalhos antigos até me pergunto se fui eu que fiz aquilo”. Tem efectuado várias exposições. Destaca as individuais feitas no Hotel Parque de S. Pedro do Sul e, no Porto, na Casa da Beira Alta, na Junta de Freguesia de Santo Ildefonso e no Café Majestic."
.
Horário de visita:
terça a sexta-feira -- 9h30 às 12h30 // 14h às 17h30
sábado e domingo -- 14h30 às 18h30

-

1 comentário:

Unknown disse...

Parabéns por mais uma grande iniciativa cultural,aliás no seguimento de outras anteriores.Para além da mostra permanente de artistas da região,assim de repente, lembro-me de uma exposição de pintura temática e mais recentemente uma fantástica exposição de Persépios.Como denominador comum, a Casa da Lagariça e,faça-se justiça o enorme espirito empreendedor dos seus proprietários a Ana Paula e o Francisco.Castelo Novo tem mais um bom motivo para ser visitado,um palco para talentos.Aguardo novas iniciativas que julgo,estarão para breve.Estão ""parabénnizados"".Hélio Soares, Lisboa