20/12/2010

FESTAS FELIZES PARA TODOS!!!

Exposição 'Presépios em Português', no Museu do Canteiro, Alcains

-
O Museu do Canteiro, em Alcains/Castelo Branco, tem patente até 06 de Janeiro, a exposição PRESÉPIOS EM PORTUGUÊS. Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique... expressões da Lusofonia! A CASA DA LAGARIÇA, como tem acontecido durante os últimos anos também participa uma vez mais nesta excelente iniciativa natalícia do Museu do Canteiro em Alcains!
-











-

Cabazes natalícios n'A Casa Portuguesa com os nossos Petrus em Barcelona

-
Espreitem os novos cabazes natalícios que A Casa Portuguesa elaborou com o charme dos nossos Petrus. Bem deliciosos e convidativos para uma prenda original.
-

19/10/2010

Exposição '140 anos, 140 artistas' na Tinturaria

-
No âmbito das Comemorações dos 140 anos da Elevação da Covilhã a Cidade, a Galeria de Exposições da Tinturaria tem presente de 09 a 31 de Outubro uma exposição com dimensão inédita, que reúne os artistas da nossa terra, já reconhecidos ou que agora emergem das mais variadas expressões artísticas, desde pintura, escultura, teatro, entre outros e, claro está, o artesanato onde a nossa Ana Almeida expõe com muito orgulho os seus Petrus e um dos presépios da Arca de Noé. Não deixe de visitar esta exposição e de conviver um pouco mais de perto com os trabalhos de Ana Almeida, uma vez mais reconhecida e aplaudida pelo seu talento.
-

12/10/2010

Novos Petrus a caminho de Barcelona

-
A todos um grande bem-haja! Estivémos um pouco ausentes no nosso blog mas não parámos um minuto.
Neste momento temos uma grande novidade a dar-vos em primeira mão, a CASA DA LAGARIÇA vai estar presente na nova loja d'A Casa Portuguesa em Barcelona. Fomos gentilmente convidados e aceitámos com uma grande satisfação este novo desafio. Para tal, Ana Almeida com a sua mestria tricotou novos Petrus que poderão apreciá-los nas imagens que vos apresentamos. E ainda mais virão...



















-

10/05/2010

Novo Petrus a caninho do Uruguai

-
Inaugurámos os primeiros dias deste ano que nos desenha o calendário de 2010 com o nosso primeiro petrus do ano a rumar a caminho do Uruguai, mas... soubémos que se sentia muito sozinha! Não esperámos pela demora e para lhe fazer companhia nas suas brincadeiras, amanhã um outro Petrus irá fazer esta viagem longa e cansativa, mas sempre com um sorriso a espreitar no seu coração pois irá encontrar-se com a sua mais que tudo.
Vejam como foi todo ataviado e bem bonito... 
-

20/04/2010

Os novos Petrus pintam a Primavera

 























-
..., encontrámos os nossos Petrus no nosso quintal, tinham saído sorrateiramente das nossas prateleiras sem darmos conta de qualquer som desarmonioso. O dia estava a sorrir subtilmente hábil, expressava-se com pequenas nuances brilhantes, disfarçadas de vergonha... Ora, os petrus andam ansiosos pelos dias claros e quentinhos e, por isso,...
-
























-
Fomos dar com eles, imaginem só... a rebolarem encosta abaixo, a saltitarem de ramo em ramo carregados de lápis de cor nos bolsos das suas roupas. Até o nosso Smart deliciava-se a deambular pelo rasto de cores que os Petrus pintavam no ar... O Pelicano mantinha-se com o seu ar altivo e sereno mas, acreditem em nós, por dentro, as cócegas de um sorriso a querer esboçar cá fora fazia-lo estremecer um pouco! Lá de quando em quando reparávamos que um lápis ficava pelo caminho. Aproximámo-nos devagarinho para apanhá-los e ficámos à escuta:
-
























-
Lembras-te? Tu também gostavas muito dele! A Primavera está tão tímida e serena que acho que vou emprestar essa cor azul clara ao céu que está agora bem em cima de nós... esta paisagem está a precisar! Não achas que temos que lhe dar mais cor?
-
























-
O verde daqueles meus calções que tanto usei a saltar os muros da nossa casita vou oferecer a esta carpete ocre que se estendeu no nosso quintal. Acreditas que nem pediu licença para também pintar de escuro as copas das nossas árvores?

De repente, demos uma topada involuntária com o pé e esbarrámos num ramito que estava no chão e, ups... eles viram-nos. Corámos de imediato, bem sabemos que é muito indelicado ouvirmos as conversas para as quais não somos convidados mas não conseguimos resistir desta vez. Como fomos apanhados, perguntámos:

-- O que andam a fazer? Não deviam estar a preparar-se para irmos para Castelo Novo, para a vossa nova casa?

-- Claro que não! Ainda temos muito que fazer. Peguem nestas cores de pau mágicas e desenhem rosas e violetas neste cantinho. Ajudem-nos, e assim não nos atrasamos muito!

Ana Almeida retrucou com viveza:
-- Mas... mas porque estão a tirar as cores das vossas peças? Não gostam do arco-íris tricotado nas vossas roupas? -- disse, deixando escapar um pequeno movimento envergonhado com os lábios.

-- Nada disso! Por gostarmos tanto do que nos oferece em cada gesto de mestria no tricot é que queremos e podemos mostrar a nossa faceta natural, suave, sem qualquer artimanha ou maquilhagem colorida... quisémos sentir as nossas cores nestas texturas de cor pálida que o inverno tingiu a natureza durante os seus dias de protagonismo. Sintam a Primavera, não percebem que ela ainda está fria e acanhada, precisamos colori-la e iluminá-la todos os seus dias, para que seja mais brilhante.

Após estas palavras, só nos restava consentir, subtrair a nossa indignação e acrescentar um sorriso com gargalhadas bem sentidas. Demos as mãos e lá fomos a caminhar até Castelo Novo, repletos de baldes de cores de pau mágicas, e cantávamos:
-
























~
Não vou, não vou
dar tempo ao tempo
Eu vou, eu vou
pintá-lo em todo o lado
~
Tu vais, tu vais
ficar embasbacado
Ai vais, ai vais
Caminhar sempre ao meu lado!
-
Venha visitar-nos em Castelo Novo, os Petrus já chegaram à nossa loja, agora com as suas cores tão naturais quanto a sua ternura... Continuam lindos, não é verdade?!
-

16/03/2010

Exposição 'PERSPECTIVAS ARTÍSTICAS DA CRUZ DA RESSURREIÇÃO'


-
No final de tarde do dia 12 de Março, num espaço sem lugares comuns vimos acontecer a inauguração da exposição 'PERSPECTIVAS ARTÍSTICAS DA CRUZ DA RESSURREIÇÃO', alusiva à temática da Páscoa, época festiva que nos adoçará os nossos dias brevemente.
-
No Museu do Canteiro, pela hora do discurso de D. Aurélio Granada Escudeiro, Bispo Emérito de Angra, a quem pertenceu a colecção de crucifixos oferecida à paróquia de Alcains, recebemos a visita dos mais pequenos aos mais graúdos, que espalhavam olhares curiosos pelas paredes adornadas pelas peças protagonistas da exposição. Do discurso de D. Aurélio Granada Escudeiro, pudémos escutar sábias palavras sobre as peças expostas, das quais 'destacou a diversidade artística de representação da mesma cena bíblica que é a crucificação. Os materiais também reflectem a diversidade geográfica do Cristo que é o mesmo para todos. O destaque foi para o crucifixo da Índia, zona do mundo onde mais gostou de estar'.
-
Para além, do Bispo Emérito de Angra, D. Aurélio Granada Escudeiro estiveram presentes, o Cónego António Assunção representante da paróquia de Alcains, o novo administrador da ALBIGEC, o Eng. João Carvalhinho, e a vereadora Cristina Granada em representação do presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco.
-
Prosseguimos na nossa visita, e deparamo-nos com o Dr. Francisco Elias que gentilmente, uma vez mais partilhou connosco as peças que pertencem ao seu espólio particular. Foi deveras enriquecedor receber por palavras um pouco da sua imensa sabedoria polvilhada incessantemente pela sua experiência de vida e pela sua virtude na procura daquilo que deseja contemplar na sua colecção de arte.
-
Passo a passo, pé ante pé, percorremos um pouco mais este pequeno grande labirinto de pedra e encontramos as peças da CASA DA LAGARIÇA. Nesta exposição, cada uma das peças pode e consegue suspirar uma ou outra curiosidade inspirando olhares subtis ou, até mesmo, indiscretos espreitando pelas várias perspectivas possíveis. Ora não fosse o mote desta exposição, 'PERSPECTIVAS ARTÍSTICAS DA CRUZ DA RESSURREIÇÃO'... acredite que sentirá o seu sobrolho levantar, desconfiado... acredite que partilhará com cada uma destas peças um sentimento de pertença, familiaridade, esboçará sem querer vários sorrisos rasgados ao de leve e até, quiçá, uma gargalhada bem sentida...
-
Espreite as fotos do dia da inauguração, mas não deixe de visitar esta exposição que nos oferece outras formas de olharmos para a dita cena bíblica que é a crucificação. Até ao dia 11 de Abril poderá encontrar-nos no Museu do Canteiro, em Alcains.
-
















































































































































































































































-