31/07/2009

José Saramago visitou Castelo Novo

-
A certa altura do nada, sem esperarmos, sem nunca pensarmos que um tal momento como este pudesse acontecer, deparámo-nos com a amável presença do nosso Nobel da Literatura, José Saramago e a sua esposa, Pilar Del Río na nossa aldeia, Castelo Novo.
.
Para quem não sabe, José Saramago está a seguir a rota portuguesa que o próprio inventou para o elefante Salomão. Um pretexto perfeito para percorrer Portugal com o seu livro 'A Viagem do Elefante' nas mãos e na voz. No itinerário que Saramago elaborou, consta a nossa pequena aldeia Castelo Novo que, em tempos, considerou como a 'Dulcineia da Beira', como escreveu no seu livro 'Viagem a Portugal' de 1981.
.
Sem mais delongas e, sem a mestria de quem poderá estar habituado a receber alguém tão distinto, contemplámos a nossa 'Dulcineia de Cerejas' na nossa prateleira e não tivémos quaisquer dúvidas, o seu lugar só poderia ser nas mãos de Saramago, cujas palavras nunca se esgotaram quando o citávamos, eram elas que embeleciam ainda mais esta peça de artesanato contemporâneo. Terá sido esta a nossa forma de homenagear este escritor que tanto admiramos. Mas, tal foi a espontaneidade deste encontro que até a D. Alice que por ali passava, concedeu-nos a oportunidade de comover os nossos viajantes, aquando oferecemos umas flores ricas em cor, repletas de generosidade vindas directamente do seu jardim.
.
Leiam as palavras preciosas de Saramago após ter visitado Castelo Novo e as fotos que resultaram deste encontro inesperado:
"
Há mais de 30 anos escrevi:
Castelo Novo é uma das mais comovedoras lembranças do viajante. Talvez um dia volte, talvez não volte nunca, talvez até evite voltar, apenas porque há experiências que não se repetem. Como Alpedrinha, está Castelo Novo construído na falda do monte. Daí para cima, cortando a direito, chegar-se-ia ao ponto mais alto da Gardunha. O viajante não tornará a falar da hora, da luz, da atmosfera húmida. Pede apenas que nada disto seja esquecido enquanto pelas íngremes ruas sobe, entre as rústicas casas, e outras que são palácios, como este, seiscentista, com o seu alpendre, a sua varanda de canto, o arco profundo de acesso aos baixos, é difícil encontrar construção mais harmoniosa. Fiquem pois a luz e a hora, aí paradas no tempo e no céu, que o viajante vai ver Castelo Novo.
Também escrevi sobre pessoas concretas há trinta anos:
A uma velhinha que à sua porta aparece, pergunta o viajante onde fica a Lagariça. É surda a velhinha, mas percebe se lhe falarem alto e puder olhar de frente. Quando entendeu a pergunta, sorriu, e o viajante ficou deslumbrado, porque os dentes dela são postiços, e contudo o sorriso é tão verdadeiro, e tão contente de sorrir, que dá vontade de a abraçar e pedir-lhe que sorria outra vez.
De José Pereira Duarte, uma das pessoas mais bondosas que conheci na minha vida escrevi que olha o viajante como quem mira um amigo que já ali não aparecesse há muitos anos, e toda a sua pena, diz, é que a mulher esteja doente, de cama: «Senão gostava que estivesse um bocadinho em minha casa.»
Hoje estivemos com a filha e o genro de José Pereira Duarte, a velhinha já não está, mas outras pessoas amáveis apareceram em Castelo Novo e voltei a sair com o mesmo espírito de há trinta anos. Se o elefante Salomão por aqui passou, as pessoas que compunham a comitiva terão sentido o mesmo. Acolhimentos como estes não se improvisam.
"
José Saramago, em http://aviagemdoelefante.wordpress.com/
-



Kersin Thomas -- beleza esculpida em madeira

-
A 'CASA DA LAGARIÇA' tem o prazer de apresentar neste nosso cantinho, as peças de uma artesã que através da habilidade mágica das suas mãos faz nascer peças únicas esculpidas em madeira.
.
Existe algo nas suas peças que as tornam tão únicas, não só pela perfeição que cativam todo o espírito que procura a beleza nos objectos, como pela criatividade que imprime em cada uma delas, tal é a generosidade do seu imaginário.
.
Espreitem em cada uma das fotos a magnificência artística desta artesã que oferece em cada pormenor, em cada detalhe, em cada cantinho especial das suas peças de artesanato uma inegável originalidade.
.
Gostaríamos por isso mesmo, ressalvar uma peça especial, um calendário perpétuo, que contempla não só os dias que preenchem cada mês do ano, como também permite que quem adquira esta peça possa ser cúmplice da originalidade desta artesã, ou seja, por meio de pequeninas peças habilmente esculpidas poderemos apontar os nossos dias especiais de cada mês, vejamos em baixo, por exemplo, o bolo de aniversário, o casal vestido a rigor no dia do seu casamento, o presépio para o dia de Natal, entre outros...
-









06/07/2009

Inauguração da Exposição no Museu do Canteiro

-
No dia 9 de Junho, foi inaugurada a Exposição de Figurado Nacional de Autor no Museu do Canteiro em Alcains -- 'O CULTO E A FESTA NO FIGURADO NACIONAL PORTUGUÊS'.
-
A 'CASA DA LAGARIÇA' esteve presente nesta tarde no Museu do Canteiro, não só porque tivémos o prazer de escolher criteriosamente algumas das peças que mais apreciamos na nossa loja para a temática desta exposição, como pela amabilidade e hospitalidade com que os responsáveis do Museu do Canteiro nos recebem a cada evento que dinamizam.
-
Não deixem de visitar este espaço habilmente recortado em pedra, não vão ficar certamente indiferentes à temática divulgada por esta exposição, a descoberta da tradição milenar do Figurado Nacional.
-


-- S. João da autoria de Luís Pinheiro, uma das peças mais apreciadas da Exposição
-- Figuras de Rafael Bordalo Pinheiro

-- Dr. Francisco Elias a apresentar peça a peça da sua extraordinária colecção

-- Demónios da autoria de Mistério de Barcelos. Fazem parte da colecção particular do Dr. Francisco Elias.


-- Pedro Riobom, um dos nossos artistas apresentou as suas peças de uma forma bastante apaixonada. As palavras que ele escolheu para descrever o que é ser um artesão, tocou certamente em cada um de nós e fez com que observássemos cada peça desta exposição ainda com mais emoção e generosidade.

-- Peças do ceramista Pedro Riobom



-- Peças da autoria de Carla Mota, uma ceramista também bastante apreciada na nossa loja

-- Francisco Afonso, co-fundador da 'CASA DA LAGARIÇA'

-- Quadro da autoria de Meg, 'De bradar aos céus'. Este quadro tem uma particularidade deveras interessante, pois tanto poderá estar tal e qual como observa na imagem acima, como poderá virá-lo e interpretá-lo de uma forma totalmente diferente.

-- Peça da autoria de Meg

-- Presépio de Luís Pinheiro

Os 15 minutos de fama dos 'Petrus' de Ana Almeida

-
A loja de brinquedos da Covilhã João Ratão foi a principal protagonista numa reportagem da Tubi (Televisão Universitária da Universidade da Beira Interior), mas os PETRUS da designer Ana Almeida, co-fundadora da "CASA DA LAGARIÇA" em Castelo Novo também foram filmados nas mãos da sócia da loja, Sofia Delgado.
-
Não foram 15 minutos, mas foram, sem dúvida alguma, uns segundos bem saboreados pelos nossos PETRUS. Vocês nem notam, mas eles estavam realmente nervosos...
Que bem que eles ficaram, não concordam? Espreitem no filme...
-

Paul já tem o seu 'Guardador de Rebanhos'

-
Da autoria do nosso artista Luís Pinheiro, este 'Guardador de Rebanhos' encontrou o seu lar na bela Vila do Paul. As ovelhinhas que o acompanham certamente estarão bem guardadas pelo seu pastor, como pelas feições perfeitas da paisagem que as rodeia.
-